domingo, 10 de março de 2013

62° Concurso Card Maker - Top 4



Yo! Mais um Domingo, mais um resultado de CM para vocês. Bem, em decorrência do número relativamente pequeno de participantes, o nosso habitual Top 5 virou Top 4. Mas sem problemas, ainda deu pra fazer uma boa seleção de cartas. O tema da semana eram os sensacionais, os incríveis, os clássicos Ojamas! Vamos ver no que deu?


4° Colocado - Ojama Pink

Por: Will Ribeiro
Se você controla '' Ojama Country '' virado para cima no campo, você pode tributar esta carta para Special Summon 3 monstros Ojama do seu deck ou 1 Ojama Fusion monster do seu Extra Deck (essa Special Summon é tratada com uma Fusion summon). Monstros Special Summoned por este efeito  não podem atacar neste turno. Cada jogador só pode usar o efeito de '' Ojama Pink'' uma vez por duelo.

Na quarta colocação temos um novato, o Will Ribeiro, que nos trouxe esse Ojama que seria um up imenso para o arquétipo. Ojama Pink nada mais é que um Rescue Rabbit tunado exclusivo para os monstrinhos multi-color: com ele, podemos tanto trazer 3 monstros do deck de uma vez só para fazer Xyz ou Fusions quanto chamar um Ojama King ou Knight direto do Extra para bloquear as zonas do oponente. Overpower? Sim! Mas agora pensem no quanto os Ojamas são fracos e em cartas como Spellbook Judgment Day. Acho que ter esse suporte, por melhor que ele seja, não seria o bastante para que eles dominassem o jogo, seria? Além do mais, para sermos justos, temos que levar em conta as fraquezas de Pink. Primeiro, um Ojama Country tem que estar no campo para que seu efeito ative. É uma restrição baixa e que na maioria das vezes não importará, mas já basta para tirar do Ojama Pink a vantagem de ser um excelente topdeck a praticamente qualquer momento. Além disso, e muito mais importante, temos o fato de que seu efeito só pode ser usado uma vez por duelo. Caras, isso limita o monstro de uma forma incrível, pois impede que os decks do tema girem 100% em torno dele. Resumindo, é uma carta excelente que ajudaria demais os Ojamas, mas também não causaria nenhum desequilíbrio monstruoso por causa das restrições que foram muito bem colocadas. Acho que só faria um pequeno ajuste para evitar a criação de locks precocemente com as fusões: negar os efeitos dos monstros invocados. De resto, gostei. Parabéns e continue assim!
3° Colocado - Mr. Ojama Picarater

Por: Lucas Gaspar
This card cannot be Normal Summoned or Set. Must first be Special Summoned (from your hand) by banishing 2 LIGHT Normal Monsters from your hand or your graveyard. This card gains 1000 ATK and DEF for each Monster Card Zone on the field that cannot be used because  of card effects. You can target 1 "Ojama" Fusion Monster you control and 1 face-up monster your opponent controls; Switch  the original ATK and DEF of them, until your next Standby Phase. You can only use 1 "Mr. Ojama - Picarater" effect per turn, and only once that turn.

LG aparece em terceiro lugar com esse Ojama bem diferente dos que já conhecemos. Picarater é o tipo de monstro que seria muito legal se existisse, e daria uma nova cara aos Ojamas, a começar por sua Special Summon: o fato dele vir facilmente da mão é ótimo, pois torna mais fácil a presença dele em campo junto de um Ojama Fusion. Aliás, falando em Ojama Fusions, é justamente junto deles que Picarater brilha! Além de ganhar um boost de ataque quando há zonas inutilizadas no campo do oponente, serviço que tanto Knight quanto King fazem, o Mr. Ojama ainda inverte o ataque dos seus monstros para fazer deles poderosos beaters. É uma carta for fun, mas ao mesmo tempo criativa que, como eu já comentei, daria uma repaginada nos monstrengos. E apesar de não ser lá muito competitiva, os combos que faria com Ojama King não seriam nada ruins, dando de presente ao usuários dos monstros com 3000 ATK. Gostei, parabéns!

2° Colocado - Ojama Brothers, Unite!

Por: Fairchild
3 Level 2 Ojama Monsters
If you haven't Normal Summoned a monster this turn, you can banish this card, then you can send one card your opponent controls to the Graveyard and/or return up to 5 Level 2 Monsters from your graveyard to your hand. You must control "Ojama Country" to activate this effect.

Fairchild aparece na segunda colocação com essa carta reciclada, por assim dizer. Reciclada porque ele já havia participado de outro concurso com ela, e "por assim dizer" porque ela passa longe de ser lixo. Muito pelo contrário, esse Xyz seria muito bem-vindo em decks Ojama. Tudo o que eu disse acima sobre Ojama Pink se aplica nessa carta. Seu efeito é OP, sim, porém possui grandes restrições que de certa forma o equilibram. Ainda sobre o efeito, achei que ficou bem legal, porém acho que você carregou um pouco no efeito de retrieval. Cinco monstros de uma vez só é  muito, acho que só três ficaria bem melhor até para combinar com a proposta da carta dos três irmãos Ojama. Quanto às restrições, todas ótimas: não poder ativar o efeito se você fez Normal Summon é um regulador incrível, pois é relativamente difícil de invocar o monstro sem NS (Tri-Wight riu disso), e só poder ativar se Country estiver em campo dispensa comentários. Enfim, gostei da ideia (Ojamas precisam mesmo de um Xyz), da criatividade e de que você não teve medo de arriscar e criou um super suporte. Sim, é uma carta bem forte e que talvez elevasse os Ojamas ao Tier 2, mas isso não é um problema. Pelo contrário, é justamente disso que esses bichinhos esquecidos há tanto tempo precisam e é isso que a Konami vem fazendo com os antigos arquétipos. Meus parabéns!

1° Colocado - Dustojama

Por:  t
1 "Duston" monster + 1 "Ojama" monster
Must be Fusion Summoned and cannot be Special Summoned by other ways. When this card is summoned, you can summon up to 2 "Ojama" monster from your graveyard, if you do, you can summon 1 "Duston" to your opponent's side of the field.

DUSTOJAMAS! Conseguem imaginar um deck mais fodelão que esse? Eu não. t justamente materizalizou a ideia desse deck nessa carta, que é, sem dúvidas, a mais criativa recebida nesse desafio. A ideia de juntar o arquétipo dos Dustons ao dos Ojamas faz todo sentido, se pensarmos bem. Ambos possuem membros fracos e coloridos, que em conjunto podem encher muito o saco do oponente. E mesmo a estratégia dos dois grupos é a mesma: encher o campo do oponente de inutilidades impedindo assim que ele use seus monstros. Grande sacada do t, e a junção dos grupos também ficou ótima. Dustojama, ao mesmo tempo que faz swarm do seu lado do campo permitindo a invocação de Xyz, dá um Duston de presente para o adversário para que você tire proveito disso. Como? Apenas olhe o arquétipo dos Dustons e entenderá. Não é uma carta competitiva - nem de longe. Mas é extremamente criativa, uma ideia incrível e que uniria dois arquétipos bem diferentes e bem semelhantes. Competitiva ou não, o primeiro lugar é todo seu, merecidamente!

Então é isso. Espero que gostem do Top e qualquer crítica ou dúvida, é só falar. Até mais \o

7 comentários:

  1. Devo adimitir que a princípio não entendi o Dustojama, mas vendo minha build duston, eu queria que essa carta existisse de verdade =D
    Parabéns a todos os participantes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos, ótimas cartas! \o/

    ResponderExcluir
  3. São ótimas cartas, a konami faria bem em lançá-las algum dia :D

    ResponderExcluir
  4. proximo tema podia ser fazer uma carta de equipamento ne

    ResponderExcluir
  5. Véi, Piracater e Unite dariam aos Ojamas controle de mão e força, pqp, tudo que faltam a eles.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, obrigado pelo segundo lugar, fico feliz que a carta tenha agradado!
    Pensei em 5 monstros pelo fato de que se fossem apenas 3, a Tri-Wight já invocaria os 3, mas dessa forma, dava pra pegar o Ojama Red tambem e fazer um combinho divertido... Carta pra mid-late game, acho que os Ojamas merecem. *D
    Parabens aos qualificados, e em materia de criatividade, dificilmente algo bateria o primeiro mesmo, mandou bem! C=

    ResponderExcluir

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados
imagem-logo