domingo, 29 de setembro de 2013

75° Concurso Card Maker - Top 10


Surpresa! Quem leu com atenção o título viu que para esse concurso teremos um Top 10. O motivo? Além de um bom número de participantes, o nível das cartas foi bem alto, então achei mais apropriado escolher dez cartas ao invés de cinco. Tenham em mente, porém que um Top 10 implica que eu tive que escrever o dobro, então me desculpem se os textos acabarem ficando um pouco mais curtos que o normal. Sem mais delongas, vamos às 10 melhores contribuições!
10° Colocado -  The "O"

Por: Gabryan
When a monster(s) is Normal Summoned, you can Special Summon this card from your Hand or Graveyard. If this card is Summoned, shuffle 1 monster from each player Graveyard to their respective deck, then send the top 2 cards of both Decks to the Graveyard. This effect can only be used once per turn. Once per turn, during your Main Phase, you can equip this card to a Machine-Type monster you control as an Equip Card, OR unequip it to Special Summon this card in face-up Attack Position. (A monster can only be equipped with 1 Union Monster at a time. If the equipped monster would be destroyed, destroy this card instead.)

The "O", assim como seu nome, é um bicho bem estranho, com ares de Sinister Serpent misturada com Tour Bus from the Underworld. Vou ser bem direto e dizer que achei que não custava nada uma restrição a mais no efeito de summon, porque vir a campo sempre que um monstro é invocado normalmente sem nada que impeça ou limite isso me soa um pouco exagerado. Tirando essa ressalva, a carta é sim muito interessante, garantindo não só uma proteção a suas máquinas que sejam Normal Summoned (ou material para Synchro ou Xyz) como também uma reciclagem constante de seu cemitério e uma possível desestabilizada do grave adversário. 


9° Colocado - Trojan Horse Virus

Por: Lucas Gaspar
During either player's turn: When your opponent add card(s) to hand, except during the Draw Phase, you can Special Summon this card from your hand to your side of the field, then draw 1 card. Reveal it, and based on its type apply this effect. ● Monster: Each time this turn when your opponent add card(s) to hand, you can draw the same number of added card(s) from your deck. ● Spell: This card gains this effect: When your opponent would Special Summon a monster: You can send this face-up card to the Graveyard; negate the Special Summon, and if you do, destroy it. ● Trap: While this card is face-up on the field, your opponent cannot add cards to hand. (Drawing cards is also considered as "adding a card to the hand.")

LG fez um monstro que com certeza viraria figurinha repetida em Side Decks por aí. Trojan é praticamente um Appropriate, um Thunder King Rai-Oh em um Droll & Lock Bird num corpo só, sendo capaz de exercer papéis parecidos com os desses três monstros quando seu efeito ativa dependendo do que você comprar. Inicialmente, achei o efeito para "Monster" um pouco OP mesmo quando ativado no turno do oponente mas no fim das contas ele acaba atuando como um equivalente ao das Traps já que dificilmente o adversário irá querer adicionar cartas para a mão dele sabendo que isso te dará uma vantagem imensa. O problema é que se esse efeito ativar no seu turno ele poderia acabar gerando combos não muito saudáveis com Morphing Jar, Dark World Dealings e afins, por isso acho que seria melhor restringir o cavalinho ao turno do oponente. Os outros dois efeitos ficaram legais, bem úteis contra o metagame atual. De modo geral, curti a carta por sua relevância no cenário atual e acho que ela merece uma vaga no Top 10.

8° Colocado - Guardian of Penumbra

Por: Matheus Calmon
This card cannot be Normal Summoned or Set. This card can only be Special Summoned when your opponent activates a card effect that destroys cards on the field. Until the End-Phase of the turn this card is summoned, all cards you control cannot be targeted by effects of monsters, spells or traps. When this card is sent to the graveyard, send the top 2 cards of your deck to the graveyard.

Matheus Calmon mais uma vez mandou muito bem e fez uma carta bem bacana. O Guardian of Penumbra é diferente e interessante, vindo a campo para impedir que o oponente faça alvo em suas lindas cartas e isso inclui Spells que ficam a salvo de Mystical Space Typhoon. Ainda por cima, o bicho é Tuner, então se ele ainda estiver em campo no seu turno dá para fazer Synchro Summons. O efeito de saída também ficou legal e poderia ser útil em decks Lightsworn, já que ativa também quando ele vai do deck ao cemitério. Meu problema com esse seu monstro é que, apesar dele ser legal, não o vejo sendo usado em muitos decks, até porque suas restrições de invocação limitam muito seu uso. Ainda assim, parabéns!

7° Colocado - Xerneas

Por: Cyberblu
Quando o oponente Normal ou Special Summon um monstro de level 7 ou maior, você pode Special Summon essa carta da sua mão. No início da sua Draw Phase, antes da compra normal do turno, você pode olhar a carta do topo do seu deck, então coloque-a no fim do deck OU revelá-la para o oponente para ganhar 800 pontos de vida.

Xerneas, um dos meus Pokemons favotitos! Quando vi a carta já quis colocá-la no Top, sorte que ela tinha um efeito que justificasse isso. A versão Yu-Gi-Oh do cervo lendário ficou bem simples, mas também muito legal e usável. Seu efeito de summon é genérico e útil, podendo até te salvar em alguns casos ou, no mínimo, fazer frente aos monstros fortes que o oponente coloca em campo. O outro efeito também é ótimo, te livrando de uma Dead Draw ou ainda te fornecendo 800 pontos de vida. Como eu já disse, é uma carta muito simples, mas que cumpre a proposta e é bastante usável. Curti mesmo!

6° Colocado - Hell Negociator

Por: W.Knight
Esta carta não pode ser invocada normalmente ou colocada. Esta carta não pode ser invocada especialmente exceto pelo seu próprio efeito, e não pode ser invocada por outros meios. Quando você recebe um ataque direto e seus Life Points são reduzidos a 0, você pode invocar esta carta especialmente da sua mão em modo de defesa para ganhar 1 Life Point. Durante a próxima Standby Phase após esta carta ter sido invocada especialmente: destrua esta carta, e ambos os jogadores recebem dano direto igual ao seu ataque original. O efeito de "Hell Negociator" só pode ser usado uma vez por duelo.

W.Knight fez a carta mais ousada do desafio, e o resultado me agradou bastante. Hell Negociator é o tipo de monstro que só apareceria no anime, e que se viesse para o TCG causaria controvérsia por ser explosivo demais. Com ele, conseguimos impedir uma vitória do oponente e talvez transformá-la num empate, desde que ele esteja com menos que 2000 de vida. Tudo isso se dá num processo que envolve ficar com apenas 1 ponto de vida, coisa que só vemos na televisão nas mãos de Yugi e seus companheiros. Tirando o estranhamento inicial que a carta nos causa, não creio que precisaria ser banida, somente limitada. Afinal, o máximo que você ganha com ela é um empate, e isso somente se o duelo estiver bem disputado e o oponente também estiver com poucos pontos de vida. Fora que, desnecessário dizer, ela é muito situacional e é Dead Draw garantida na maior parte do duelo. Por essas e outras, Hell Negociator seria menos maligno do que parece, e no final das contas ele é uma carta com um conceito incrível e bastante ousado. Meus parabéns ao W.Knight!

5° Colocado - Mysterious Lady - Tatenashi

Por: The MNZ
When an opponent's monster declares an attack: You can discard 1 card; Special Summon this card from your hand, then end the Battle Phase. If this card Special Summoned by its own effect is tributed for a Tribute Summon: You can Special Summon 1 "Shapesnatch" from your hand or Deck and, if you do, you can increase its level by 1.

Essa carta do The MNZ é uma das mais criativas recebidas no desafio. A ideia de colocar o Shapesnatch no meio da carta agradaria muitos players e daria a ele uma utilidade - e que utilidade! Olhem só esse combo: faça a Special Summon de Tatenashi, tribute-a para invocar um Monarch, limpe o campo do oponente, chame um Shapesnatch do deck, use-o para fazer a Xyz Summon de Ptolemys 7 e retorne a menina máquina para sua mão para dar continuidade ao combo. Incrível, e só a ideia de um deck Shapesnatch Monarch já foi o bastante para render a essa carta uma posição no Top. Por que, então, ela não aparece mais para frente? Bem, achei que o primeiro efeito dela não foi muito bem pensado, porque na prática seria praticamente um Battle Fader que não nega só ataques diretos. E não, não acho que o custo de descarte seja o bastante para compensar essa vantagem. Fica, por isso, com a quinta colocação, mas com méritos pela criatividade. 

4° Colocado - Vanity's Counters

Por: MarcioXD
Você pode invocar especialmente esta carta de sua mão banindo uma carta de sua mão quando seu oponente faz um invocação especial. Você só pode invocar Vanity's Counters desta forma uma vez por turno. Se esta carta é invocada por este efeito, nenhum jogador poderá fazer invocações especiais até o fim de seu próximo turno, este efeito só é aplicado enquanto esta carta estiver virada para cima em campo. 

Marcio mais uma vez fez um excelente trabalho e figura numa posição alta no nosso Top. Genial a ideia de trazer os monstros Vanity para o tema! Achei a ideia de transformá-los em counters super a cara deles, assim como o efeito da carta que ficou bem adequado, negando Special Summons até o fim do seu turno. No fundo, Vanity's Counters é uma versão melhorada de Chaos Hunter, com um efeito um tanto melhor mas que por outro lado só dura um pouco. Carta simples, mas muito bem pensada e que com toda a certeza 
seria muito vista caso existisse, podendo até talvez conquistar um lugar na lista de banidas. Parabéns!

3° Colocado - Symphonic Titan Fuller

Por: GabrielX
3 level 4 monsters
This card can also be Special Summoned (from your Extra Deck) by using any number of "Symphonic Warrior" monsters as Xyz Material monsters. During your opponent's turn, when this card you control is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect) while it has a "Symphonic Warrior" monster as an Xyz Material: You can banish 1 "Symphonic Warrior" monster from your Graveyard to Special Summon this card. Once per turn, you can activate one or more of the following effects based on which monster(s) you have attached to this card as Xyz Materials: 
● Symphonic Warrior Basses: Change this card's rank to level until the End Phase;
● Symphonic Warrior Drumss: Declare one Attribute; until the End Phase, if this card battles a monster of a Attribute that has been declared, destroy that monster;
● Symphonic Warrior Piaano: Tribute 1 Machine-type monster on the field; target 1 face-up monster on the field, banish that target.

GabrielX abordou o tema de forma muito diferente com esse Xyz monster aqui. Titan Fuller cumpre o requisito de forma sutil, com um efeito que se perde no meio de vários outros e nem por isso deixa de ser útil, afinal, voltar ao campo depois de ser destruído é algo bem bacana. Sobre isso, acho que não custava nada ser no máximo Once per Turn, mas nada grave. Os outros efeitos é que são a parte legal do monstro, a começar pelo fato dele poder usar Symphonic Warriors como materiais, o que desemboca em todos os outros: mudar o Rank para nível, destruir monstros de um determinado atributo, banir monstros do adversário... Todos muito úteis e dignos de um boss para um archetype que não tem quase nada. Só acho que, caso ele existisse, a Konami teria que inventar um outro boss maior ainda para os Symphonic Warriors que fosse Synchro, porque um archetype como eles tendo como monstro principal um Xyz fica meio estranho. Parabéns, GX!

2° Colocado - Reborn Guardian

Por: Lucasmon
During the next Standby Phase after a Counter Trap Card you control has been activated and has resolved: Special Summon this card from your hand or Graveyard. You can only Special Summon "Reborn Guardian" this way once per turn. You can banish 2 Counter Trap cards from your Graveyard; Add 1 Level 5 or higher LIGHT Fairy-Type monster with 1500 or less DEF from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Reborn Guardian" once per turn. When this card is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect) and sent to the Graveyard: Shuffle all your banished Counter Trap Card into the Deck.

Lucasmon aparece  na segunda colocação, com uma carta que é impossível não amar. Reborn Guardian ficou muito boa e seria um suporte divino para as Counter Fairies, fazendo desde search até recycle do grave. A invocação no turno do oponente fica por conta do primeiro efeito, que permite a ela se auto-invocar na Standby Phase seguinte a que uma Counter Trap resolve. Uma vez em campo, a fadona pinta e borda, buscando a toda poderosa Voltanis the Abjudicator e depois garantindo que suas Counter Traps sempre estarão no deck. Ideia excelente, só tenho uma crítica: achei que ficou um pouco overpower, principalmente junto com Drastic Drop Off num formato em que as traps reinam soberanas. Mas também, nada muito grave, até porque se o deck Counter Fairy virasse uma ameaça seria muito fácil de sidear contra (Royal Decree, Light-Imprisoning Mirror, D.D. Crow, entre centenas de outras). Por essas e outras, acho que a segunda colocação foi bem merecida. Mais uma contribuição maravilhosa do Lucasmon!

1° Colocado - Pirate Spaceship Fake Pearl

Por: Subonito
During your opponent's next turn, when your opponent activates a card effect that targets a card you control: you can special summon this card from your hand, and if you do, negate that card's effect and return it to its owner's hand. You can only activate this effect once per duel.  If this card is used as a Synchro material monster, ypu can target 1 face-up monster on the field; the target's level become 9. During your End-Phase, banish this face-up monster.

Subonito fez uma carta bastante intrigante para esse desafio, e sinceramente não sei de onde ele tirou inspiração para fazer isso. O resultado, como podem ver, ficou incrível e digno de Top 1. Fake Pearl é cheio das utilidades, começando pela alta defesa somada ao efeito de summon no turno do oponente o que pode resultar num belo escudo. E claro, essa invocação não vem sozinha, mas sim acompanhada de uma negação de qualquer efeito que faça alvo em cartas que você controle. Isso é bem útil, especialmente se você negar o efeito de um monstro que então voltará para a mão do oponente. Já pensou que delícia negar o efeito de Maestroke? Outro aspecto muito interessante da nave é que ela é um Tuner de nível altíssimo, facilitando a invocação de Dracoascension e Star Eater. O último efeito foi o único que, confesso, não entendi muito bem a utilidade - seria ótimo se o Subonito pudesse explicar nos comentários. Carta muito diferente e vitória bem merecida. Parabéns ao Subonito!

Encerramos por aqui, espero que gostem do Top. O ranking será atualizado nos próximos minutos e o próximo desafio aparecerá muito em breve também. Falous!

8 comentários:

  1. Confesso que preferia minha outra carta no top e só fiz a Tatenashi porque queria um monstro que fizesse o Shapesnatch ser tão foda quanto os memes dizem :P

    ResponderExcluir
  2. Hell negociator é uma carta ilegal, visto que no momento em que os pontos de vida de um jogador chegam a 0, o duelo é automaticamente encerrado.

    ResponderExcluir
  3. fãs de pokemon igual eu se amarraram nesse Xerneas do blu, ficou muito top

    ResponderExcluir
  4. Subonito,onde você fez esta carta? LOL.

    Parabéns a todos ^^

    ResponderExcluir
  5. Achei que o Chain Breaker que ia topar.

    Só fiz esse Navio Pirata pq eu pago pau pro Dyson Sphere, e quanto a esse ultimo efeito, era pra chamar o Dyson quando você tem Level Eater e Pearl (mais um monstro em campo, óbvio). Chama um Kiganjou ataca, Main Phase 2 já vem com Dyson Sphere de boas. Lv9 mereciam melhores suportes.

    Parabens pra todos, vi cartas bem legais e, o melhor, muita gente participando.

    Obs: fiz a carta, como o Marcio disse, no Yugiohcardmaker.net

    ResponderExcluir
  6. parabéns a todos, ótimas cartas! :)

    ResponderExcluir

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados
imagem-logo