segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

85º Concurso Card Maker - TOP 5


Vida Social me impediu de postar isso ontem, espero que entendam. Com um número de participantes muito maior essa semana, concurso disputadíssimo e cartas interessantíssimas também, vamos ao TOP 5 com suportes para o campo lendário: UMI!



Menção do Avaliador: Nathan Vargas (TOP 6)



Dragoon Moon
Dragon / Effect / Water

Level 5 
ATK 2150 / DEF 1650

Quanto está carta é Invocada Normalmente, você pode adicionar uma carta "Umi" do seu deck para a mão. Enquanto você controla uma carta "Umi" virada para cima, esta carta não pode ser destruída por efeitos do seu oponente. Durante o turno de ambos jogadores, você pode enviar uma carta "Umi" para o cemitério; Aumente o ataque ou defesa de um um monstro que você controla em 1000 pontos. Você pode remover está carta e uma outra carta "UMI" do seu cemitério; Adicione um Monstro do tipo Água ou adicione uma carta 'UMI' do seu deck a sua mão. Você só pode controlar um 'Dragão Moon" por vez. Cartas que são tratadas como "Umi" quando viradas para cima em campo contam também como cartas "Umi" para esse efeito.

Nathan vem com sua primeira participação no quadro e de quebra, consegue fazer uma bela carta. Alguns vão dizer que a carta precisa de muitos ajustes, e eu irei concordar, porém, a ideia em si da carta foi ótima, isso vocês têm que concordar comigo. Então, a ideia da carta ficou excelente por ele ser um ótimo suporte de busca e controle de campo para decks focados no campo Umi. O efeito de entrada é bom, quando invocado normalmente, adicione 1 Umi para a mão (OK), o segundo manda um Umi do campo para o cemitério e pode dar um Boost de 1000 pontos de atk ao monstro que ele controla (OK), no cemitério, por remover ele e um Umi, você pode adicionar um Umi ou um monstro Aqua-Type do deck a mão (OK). O problema todo é que são 3 ótimos efeitos numa carta e apenas 1 restrição. Esse monstro necessitaria de mais 1 ou 2 restrições que não deixassem esses efeitos serem ativados no mesmo turno, por exemplo, ou que atrasaria o efeito do cemitério, já que pode usar os 3 efeitos no mesmo turno para uma mesma carta. E outra, por gosto pessoal, eu não colocaria esse monstro como um nível 5, mas eu entendi seu raciocínio quanto a A Legendary Ocean, porém, ele tem um ATK muito alto para acompanhar o seu nível e isso o deixou mais Overpower ainda, sem contar o Boost que os Umi dão aos monstros. Acho que um nível 4 e com 1400~1700 ATK ficaria melhor, mais equilibrado.

Então Nathan, parabéns pela sua ótima ideia, que se lançassem com tudo que citei acima, ela daria um puta UP nos decks que usassem Umi. Continue nessa pegada, com o tempo você pega experiência para ter essa sensibilidade de quando ter restrições ou não, quando ter determinados efeitos ou não. E observe textos de cartas, eles seguem um padrão usando ";", ":" e outros termos como "Uma vez por turno" e etc, para tentar melhorar seus textos e deixar a carta mais clara para quem lê, mostrando melhor sua ideia. A dica que dou é: Pense em situações de duelo comuns. O que sua carta faria em uma situação X, ou situação Y. Ela sozinha, só usando-a sem contar com outras cartas, ela faria muito? Faria pouco? E ela com a carta X? E com as cartas X e Y? Esse fator determina quem é OP ou não no jogo. E essa é somente uma menção do avaliador, não conta no ranking.

5º Lugar: Subonito



Crab Claws
Normal Spell Card


Sendo 1 face-up "Umi" you control and tribute 1 monster you control; banish 2 random card from your opponents hand. If this card is sent to the graveyard by your opponent card effect: Decrease the ATK and DEF of all face-uo monsters on the field by 800, and if you do, while you a face-up "Umi": Draw 1 Card.

Subo volta ao top com uma criação... diferente. Um conceito diferente que eu não esperava, mas que foi muito bem pensado e ótimo. Um E-Lord dos Water sem pernas foi exatamente o que ele pensou (Pelo aspecto de tirar a mão do oponente), e com um plus de destruição por efeito do oponente. Seu primeiro efeito é bem equilibrado, onde tirando 2 de suas cartas, 2 cartas da mão do oponente são removidas. Sem contar o -1 que a ativação da spell dá. Só acho que se esse efeito fosse uma vez por turno, não renderia futuros combos abusivos com tokens, por exemplo. O efeito de destruição pode ser bem um truque para atrair MST e levar vantagem, onde diminui não só o ATK e DEF de monstros virados para cima do Oponente, como os monstros dele também, mas que pode ter esse poder reduzido por bem menos se ele controlar uma Umi, que aumenta ATK e DEF, deixando a redução menor e ainda tem possibilitando o saque de uma carta. Abordagem excelente, diferente, e muito boa. Parabéns Subonito!

4º Lugar: WKnight



 Poseidon's Empire
Field Spell Card

O nome desta carta é tratado como "Umi" enquanto estiver de face para cima no campo. Uma vez por turno, monstros Xyz que batalham contra monstros WATER de level 5 ou menor e não são destruídos por batalha retornam para o Extra Deck. Se esta carta é destruída e enviada ao cemitério, você pode invocar especialmente um monstro WATER de sua mão ou cemitério.


O amigo WKnight veio com uma field tratada como Umi para o concurso e com um efeito bem bacana, e que deixaria o deck antigo deles preso ainda ao estilo antigo sem perder a competitividade, pois com esse combate direto a qualquer Xyz, Dracossacks, Zenmaines e Maestrokes teriam muitos problemas, e até poderiam ser levados de volta ao Extra por qualquer monstro que tenha Umi em sua descrição, deixando o deck antigo com mais vida. Esse primeiro efeito me ganhou na hora pela ideia e por ser bem equilibrado, mas o segundo fechou a tampa com chave de ouro: Um efeito de saída ótimo de invocação. Sua carta ficou demais, meus parabéns!  


3º Lugar: MarcioxD



Ocean's Diva
Aqua / Tuner / Effect / Water

Level 2
ATK 200 / DEF 200

 Uma vez por turno, se você controla uma ''Umi'' magica de campo virada para cima, você pode invocar especialmente esta carta de seu cemitério. 
Você pode invocar apenas 1 ''Ocean's Diva'' por turno. Se esta carta é usada como material para uma Invocação Synchro, retorne-a pro fundo do deck.

Marcio vem na terceira colocação nos presenteando com essa carta que daria uma cara de renovação aos antigos decks Umi: Uma Tuner de fácil invocação! Ela é simples, porém, muito funcional, pensem comigo: Invocação de qualquer monstro normal (Ou Special se não tiver nada no campo) e invocação special dela: Synchro nível 4, 5, 6 e 7 até, se o monstro for um Cyber Dragon/Solar Windjammer por exemplo. Eu diria que ela viria para transformar os Atlanteans em um deck synchro, abusando do Lemuria tanto para Xyz, como para Synchro, tendo um alcance maior de mosntro, chegando até em um Star Eater de nível 11, se quiser, dependendo claro das circunstâncias. O que mais me impressionou foi a sutileza dela a sair de campo, ela não foi removida e sim volta ao deck, aumentando suas possibilidades de volta por um efeito de um Tidal no descarte por exemplo, e tudo muito equilibrado devido a restrição de apenas uma invocação dela por turno. Excelente carta, Marcio! Meus Parabéns!


2º Lugar: Bruno Gutierres



Secret Poseidon's Temple of the Seas
Continuous Trap Card


You can only activate this card if "Umi" is face-up on the field. When this card is activated: Add 1 "Umi" card from your Deck or Graveyard to your hand. While this card is face-up: Spell/Trap cards you control cannot be destroyed, except this card. Also, WATER monsters you control gains 200 ATK for each face-up Spell/Trap on your side of the field. If this card is in your Graveyard; You can discard 1 Fish, Sea-Serpent or Aqua-Type Monster: Add this card from your Graveyard to your hand.

Brunoro, o cara dos gifs da vida de um duelista, vem com uma carta que faria o deck "Umi" ressurgir das cinzas. Ative "Umi", que pode ser buscada por tantos meios e sete essa carta e mais 1/2 no seu campo. No turno do seu oponente, ou em chain a uma MST que faça alvo a outra carta setada a não ser essa, ative essa carta e pegue uma carta "Umi", e em seguida, Typhoon não destrói nada pelo efeito de proteção dessa carta. Outro caso que criei aqui é você tendo um monstro que se beneficie pelo fato de "Umi" estar virada para cima, como o Amphibious Bugroth MK-3, que pode atacar direto quando "Umi" está virada para cima, ele tem um boost de 200 ATK da Umi, mais o boost de 400 ATK no mínimo dessa Trap, o ATK dele vai a 2100, direto nos LPs do Oponente, contemos que Tornado Wall esteja virado para cima, é um 2300 ATK  que pode ir direto nos LPs do oponente, com proteção da Wall e essa trap protegendo Wall e Umi. Ou seja, essa carta alavanca o que decks "Umi" sempre tentaram impor, mas nunca conseguiram: Seu controle de campo por muitas cartas. E ela, no momento que sair de campo, pode voltar no próximo turno pelo seu efeito de saída, e o controle continuar, ficando equilibrado sendo uma armadilha. Foi de longe, a carta mais original, mais bem trabalhada e que mais envolveu o archtype todo proposto, por isso, TOP 2 merecido! Meus Parabéns!

1º Lugar: Kimer




 
Deep Sea Modulation
Rank 4 / Light / ATK: 2400 / DEF: 1500

Warrior / Xyz / Effect

This card's name is treated as 'Umi'. All WATER monsters gains 200 ATK and DEF. You cannot Special Summon non-WATER monsters. Up to twice per turn, during your Main Phase: you can target 1 WATER monster you control to activate 1 of these effects (a monster can only be target by these effects once per turn):

● Increase its level by Up to 2, until the End Phase.

● Reduce its Level by Up to 2, until the End Phase.

Kimer fecha no TOP 5 com uma vitória mais que merecida. Objetivo e acima de tudo, competitivo, envolveu a Umi e os monstros do archtype inteiro com essa carta, de quebra, atualizou o deck quanto a questão de Xyz e Synchro, onde essa field poderia ser usada não só para decks Umi, mas também para deck Nimble, Cloudian, Shark e outros deck Water, sendo uma versão MUITO melhor da Lemuria, onde faz monstros de níveis diferentes chegarem ao mesmo nível otimizando um deck Water que tenha monstros de níveis diferentes, dando-lhes acesso ao Extra com Xyz's e até Synchros se houverem Tuners. E tudo isso sem ser Overpower pelas duas restrições muito bem colocadas na carta que não a deixa abusiva. Essa é uma carta que eu queria ver demais no jogo, sem mudar nada. Meus Parabéns pela vitória merecida.


Gostaram das cartas? Alguém se sentiu prejudicado no TOP? Só comentar! Próximo Concurso sai hoje, deem suas sugestões!

6 comentários:

  1. Post muito bem feito, valeu a espera xD

    E parabéns pra turma pelos cards daora. #KonamiLançaOModulation

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos, ótimas cartas!

    ResponderExcluir
  3. Vamos mandar a carta campea para a konami!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo top e post LG, parabéns cara.
    Mas pessoalmente eu não acho a Modulation melhor que a Lemuria XD principalmente pelo fato de ter uma restrição de só poder invocar especialmente monstros WATER com ela, e isso trava muito já que que metade dos Synchros WATER estão na banilist e os Xyz de rank mais alto WATER não compensam muito, se tornando mais útil pra fazer os de nível baixo.
    Não desmerecendo o trabalho do Kimer, mas particularmente, acho que a Diva merecia o 1º lugar por conta de ser um tributo para Summon infinito enquanto você tiver Umi, e isso nesse deck conta DEMAIS, Daedalus mesmo só precisa de um tributo quando tem ALO, fora uma renca de monstros bombados WATER que só precisam de um tributo tbm.

    Mas mesmo assim o TOP foi ótimo, só cartas boas, parabéns a todo mundo que competiu.

    ResponderExcluir
  5. VESH, Muita verdade Brunoro. Esse fator da diva... :S

    ResponderExcluir
  6. Cada artwork mais linda que a outra *-*

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados
imagem-logo